Encontrar grandes quantidades de cabelo na escova, no chão ou no travesseiro, é uma imagem que muitas mulheres enfrentam diariamente. Se, além disso, está perto da menopausa, podem surgir dúvidas sobre como assumir as mudanças que surgem no organismo, quando se chega a esta etapa.
Mudanças internas, manifestações externas
Durante a menopausa, os estrógenos diminuem e, portanto, o nível relativo de testosterona nas mulheres, aumenta. Nestas condições, é comum que o cabelo se torna mais fino, dando uma aparência fraca, deixando ver, em muitas ocasiões, o couro cabeludo.
É necessário determinar se a causa é precisamente a menopausa e se, na verdade, está ocorrendo uma perda maior durante esta época, ou seja, que partes do crânio ficam nuas pela ausência de cabelo.
Medicamentos e estresse
Assim como é normal o aumento no ritmo de crescimento de pêlos durante a gravidez, é comum a perda deste passado o parto. Este ciclo reflete a influência que tem sobre ele as mudanças hormonais que afetam o corpo das mulheres.
Algumas mulheres perdem cabelo devido a vários fatores, por exemplo:
- Tratamentos que incluem antidepressivos ou contraceptivos
- Baixos níveis de minerais ou vitaminas
- Hipotireoidismo (tireóide funciona mais lentamente do que o normal)
- Infecção na pele do crânio
- Doenças auto-imunes, como por exemplo o LÚPUS
- Períodos de estresse intenso
- Fungos
Cuidados que você deve ter para prevenir a calvície
Embora o tratamento da alopecia depende de sua origem, existem medidas que você pode tomar em qualquer um destes casos:
- Evita o uso de produtos químicos fortes para alterar a cor ou a forma do cabelo, como aqueles usados para fazer permanentes ou iluminações.
- Leva penteados que não necessitem de puxar o cabelo, mantendo assim sua integridade.
- Compra um shampoo de boa qualidade, e faz com que todos os produtos de higiene pessoal capilar sejam de uma mesma marca.
- Escolha de preferência produtos que são feitos com matérias-primas naturais e que não fazem tanta espuma.
- Evite usar água muito quente para lavar o cabelo.
- Lava frequentemente escovas e peinillas.
Relação entre menopausa e a calvície
A menopausa por si mesma, não é uma causa comum de alopecia, simplesmente trata-se de uma variação dos níveis hormonais das mulheres que geram mudanças em seu corpo, entre eles a aparência do cabelo, que pode mudar de textura e espessura.
Lembre-se que a alopecia requer um tratamento adequado, que varia em cada pessoa. Por isso, recomendamos que visite o seu médico para avaliar qual é o melhor para ti e assim controlar a queda de cabelo.
Um grupo de profissionais em diferentes áreas da saúde está à sua disposição para resolver as suas preocupações.