Dieta balanceada para um envelhecimento saudável

À medida que os anos passam, as necessidades de nosso corpo vão mudando e a alimentação, particularmente, começam a exigir requisitos nutricionais específicos.


As quantidades adequadas para o consumo dos nutrientes mudam, alguns se tornam mais necessários que outros, de acordo com o envelhecimento do nosso corpo.


O corpo vai perdendo a densidade óssea, o sistema circulatório se torna menos eficiente, há perda de massa muscular, reduz-se a mobilidade das articulações e torna-se um tema fundamental, cuidar de tudo isso através da boa alimentação.


É fundamental, como em tudo relacionado à saúde, tendo em conta que um plano de alimentação adequado para cada pessoa


1. DIETA BALANCEADA


Diagrama circular:


Azeite, vegetais de folha verde, nozes, óleo de canola e girassol, sardinhas, salmão, atum.


Carne, frango, iogurte, ovos, leguminosas secas, queijo.


Arroz, massas, cereais, arroz, quinua, biscoitos doces, nozes, figos, feijão preto.


Recomenda-Se que constituam um 25% do aporte nutricional, já que são uma fonte concentrada de energia e contribuem para as funções metabólicas. É importante que esse percentual de gordura seja constituído principalmente por gorduras insaturadas, por exemplo, a do azeite de oliva.


São fundamentais no processo de manutenção, a formação de sistemas e/ou reparação dos diferentes tecidos.


Proporcionam energia imediata para as funções metabólicas e estão entre os açúcares, os amidos e fibras.


2. SEIS REFEIÇÕES AO DIA


Recomenda-Se que uma dieta balanceada existam 6 ingestão de comida por dia:



  1. Pequeno-almoço: Ovos, queijo, pão, café ou suco.

  2. Meio da manhã: Fruta e/ou iogurte.

  3. Almoço: Sopa de legumes, arroz, peixe, salada, água ou suco.

  4. Meio da tarde: Cereal com frutas ou aveia com bebidas.

  5. Comida: os Ovos em omelete, suco ou água.

  6. Lanche: Biscoitos integrais e aromática ou chá.

O mecanismo da sede é diminuída na terceira idade, mas a hidratação sempre é e será fundamental. A água faz parte do processo de ingestão e digestão dos alimentos, é necessária para o cumprimento das funções metabólicas e manutenção.


Recomenda-Se beber entre 4 e 6 copos de água ao dia.


São componentes essenciais de uma dieta saudável e seu consumo diário pode contribuir na prevenção de muitas doenças e patologias. Recomenda-Se a ingestão mínima de 400 g diários.


É importante o consumo de alimentos ricos em fósforo, pois este, desempenha funções de importância vital, relacionadas com a memória e os processos mentais.


Podemos encontrá-lo em alimentos como o peixe e os legumes.


Assim chamada, devido a quantidade de nutrientes que contém. A goiaba é antioxidante, rica em vitaminas como a C, A, B1, B2, também em ferro, fósforo, potássio, entre outros minerais importantes.


É fundamental, como em tudo relacionado à saúde, tendo em conta que um plano de alimentação adequado varia de acordo com as patologias, o organismo, a atividade física, a doença de base (se houver) e tudo deve ser considerado sempre por um médico ou nutricionista.

Dieta balanceada para um envelhecimento saudável
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